Estudantes e professores festejam 94 anos do Cefet

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) completou ontem 94 anos de existência. Para comemorar a data, uma série de atividades foi promovida, no pátio da instituição, por alunos, professores e funcionários.

Em cada intervalo de aula, nos períodos da manhã, tarde e noite, foram realizadas apresentações artísticas. A banda e o grupo de violinos do Cefet tocaram o Parabéns pra Você e integrantes do grupo de dança executaram coreografias.

No final da tarde, foi inaugurada uma vitrine de troféus do Cefet-PR e aberta uma exposição de livros da editora e de autores da própria instituição. Também foi aberta uma exposição histórica denominada O Caminho para a universidade e anunciado um concurso de desenhos voltado a filhos de funcionários. Os desenhos devem ser entregues até o próximo dia 18 e serão expostos na Semana do Servidor Público, entre os dias 13 e 24 de outubro.

“O Cefet-PR é uma instituição ímpar no País, cuja trajetória é repleta de sucessos e vitórias”, diz o diretor geral da instituição, Eden Januário Netto. “É a única instituição do País que começou como liceu de ofícios artesanais e se torna universidade.”

Fundado em 1909, por decreto do então presidente Nilo Peçanha, o Cefet-PR iniciou sua trajetória capacitando pessoas carentes através de atividades artesanais. Depois, passou por várias transformações: Liceu Industrial do Paraná (1937), Escola Técnica de Curitiba (1942), Escola Técnica Federal do Paraná (1959) e Centro de Educação Tecnológica do Paraná (1978).

Atualmente, possui seis unidades (Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Cornélio Procópio e Campo Mourão), 13 mil alunos, 1.200 professores e 570 funcionários. Oferece quarenta cursos de graduação, quatro cursos de mestrado, um de doutorado, ensino médio, além de cursos de extensão e especialização.

Voltar ao topo