O Paraná foi bem representado na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Cinco alunos de Ponta Grossa conquistaram a medalha de ouro e tiraram nota 10 nos exames: Anthony Valenga (2º ano do ensino fundamental), Livia Rodrigues (3º ano do ensino fundamental), Nicolas Iochucki (1º ano do ensino fundamental), Luiz André Duda (4º ano do fundamental) e Maria Sofia Noimann (4º ano do fundamental).

continua após a publicidade

Os cinco são estudantes do colégio Elite. A premiação oficial está prevista para o mês de novembro. Os resultados saíram no fim de julho e as provas ocorreram em maio.

O evento tem como propósito fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins de uma maneira lúdica e cooperativa. Além dos próprios estudantes, a OBA mobiliza professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, clubes de Astronomia, museus de ciências e outros locais que tratam desse universo.

+ Leia mais: Cesta básica fica mais barata em Curitiba, mas café da manhã tá bem mais salgado

continua após a publicidade

Luiz Duda, que conquistou o ouro e gabaritou a prova, comentou sobre a alegria da conquista. “Fiquei muito feliz. Já tinha sido medalhista de bronze em 2020 e ganhei menções honrosas em anos anteriores, mas essa é a maior premiação que consigo. É muito legal participar da Olimpíada, pois tenho a chance de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula. Adorei estudar sobre os planetas”, conta Duda.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e do ensino médio. Na edição 2021, os participantes puderam fazer os exames de forma virtual ou presencial.

continua após a publicidade

As provas foram compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e do médio e divididas em quatro níveis (nível 1: 1º ao 3º ano do fundamental; nível 2: 4º ao 5º ano do fundamental; nível 3: 6º ao 9º ano do fundamental e nível 4: ensino médio).

Os alunos do 9º ano que obtiveram notas maiores ou igual a nove e todos os alunos do ensino médio que tiraram notas maiores ou igual a sete foram convidados a participar do processo de seleção das equipes internacionais visando a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).