Estudantes de Psicologia da UFPR fazem protesto

Alunos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) protestaram na tarde de ontem em frente à reitoria, em Curitiba, contra a falta de professores. Munidos de faixas, cartazes e apitos, eles chamavam a atenção de quem passava pelo local: estavam fantasiados de “fantasma” e de roupa preta. Os estudantes alegam que o curso vem passando “por uma situação impraticável” e não descartam a possibilidade de o curso vir a encerrar suas atividades caso o cenário atual não seja revertido.

Segundo o Centro Acadêmico de Psicologia, que organizou a manifestação, os alunos estão enfrentando neste semestre a saída de 12 professores: quatro permanentes (transferência, exoneração, acompanhamento de cônjuge e remanejamento), quatro saídas temporárias (licença de saúde e qualificações), além de quatro aposentadorias. “Nossa reivindicação é a contratação imediata de 12 professores pelo regime único (estatutários) para que o curso continue funcionando”, explica a estudante do 3.º ano de Psicologia Melissa Rodrigues de Almeida.

Atualmente, conta ela, o curso tem 12 professores efetivos e nove substitutos. “Mais um pouco e o número de professores substitutos vai se igualar ao de efetivos, o que acaba comprometendo a qualidade da educação. E o nosso caso não é isolado dentro da UFPR. Os cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional passam pelo mesmo problema”, lembra, acrescentando que a falta de professores pode comprometer, inclusive, a data da formatura. O curso de Psicologia tem atualmente cerca de 350 alunos.

Reitor

Depois do apitaço no pátio da reitoria, uma comissão de alunos foi recebida pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, que se comprometeu a marcar uma reunião com o secretário de Ensino Superior do MEC, Carlos Antunes dos Santos, em que será discutida uma solução.

Voltar ao topo