Após 17 dias, o grupo de estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que ocupou a reitoria deixou o local. A desocupação aconteceu no início da tarde de ontem, após a assembleia que teve a participação de mais de 150 alunos.

continua após a publicidade

Assim que o prédio foi desocupado, uma comissão composta por professores, servidores e alunos realizou a vistoria por todo o local e identificou pequenos danos em fechaduras e portas. O acordo entre os grevistas e a universidade definiu que nenhum estudante seria responsabilizado administrativamente ou judicialmente, apenas por danos ao patrimônio.

As negociações foram retomadas imediatamente após a desocupação. “Agora temos que recolocar o trabalho em dia. O movimento mostrou pedagogicamente que o diálogo é o melhor caminho e a ruptura e medidas de força não geram resultados”, avaliou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. Na reunião entre a comissão de negociação da administração central e a comissão dos estudantes ficou agendado novo encontro na próxima semana quando serão apresentados os itens prioritários para a continuidade das negociações.

Rejeição

continua após a publicidade

A assembleia dos professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ontem, rejeitou a proposta de acordo apresentada pelo governo federal que, assim como os docentes da UFPR e demais instituições de ensino federais do País, também seguem com a paralisação. “A ampla maioria dos professores votou pela continuidade da greve”, disse o presidente da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (SINDUTF-PR), Ivo Pereira Queiroz. Na segunda-feira o movimento irá se juntar ao comando nacional nas negociações com o governo.