Estudantes contam história paranaense

Grande parte da História do Paraná e de Curitiba pode ser conferida no Caderno de História lançado ontem de manhã pelo colégio particular Positivo, da capital. Organizado por cerca de mil alunos do segundo ano do Ensino Médio, o documento faz um resgate das raízes do Estado.

O projeto envolveu quatro temas: História da Imigração no Paraná e em Curitiba, Memória dos Lugares, Memória dos Bairros e Memória dos Sabores. “Para obter as informações presentes no caderno, os alunos foram a campo, fazendo pesquisas em bibliotecas, na internet, em acervos particulares e entrevistando famílias de imigrantes”, contam os professores de História do colégio, Rogério Bastos Vieira e Lizvania Villela Cordeiro. “O trabalho estimulou os estudantes a conhecerem as origens do Estado e perceberem que a história não é algo morto”.

O grupos étnicos pesquisados, no decorrer dos últimos quatro bimestres escolares, foram os alemães, italianos, ucranianos, poloneses, japoneses, espanhóis, árabes e judeus. Além do lançamento do caderno, foram realizadas, na sede do colégio da rua Ângelo Sampaio, uma exposição de fotografias de imigrantes, uma mostra de objetos antigos e feira gastronômica com barracas de alimentos típicos.

Voltar ao topo