Estudantes alertam para uso correto dos remédios

Durante o Dia Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos, comemorado ontem, estudantes de Farmácia em várias partes do País passaram o dia na rua orientando a população. Segundo o estudante Marcelo Campese, muitas pessoas não guardam o remédio de modo adequado e nem fazem o uso correto. Por isso, 27% das intoxicações que ocorrem em casa envolvem medicamentos.

A data foi criada há cinco anos por estudantes de Farmácia, para chamar a atenção da população sobre o assunto. O costume de guardar remédios em banheiros é um dos principais problemas. A umidade pode alterar a composição da fórmula, prejudicando o tratamento. Outro fato comum é deixar os frascos ou comprimidos em cima de criados-mudos, ficando expostos à luz e ao calor, o que também pode provocar alterações. Além disso, facilitam o acesso de crianças. “Muitos têm cores fortes e são gostosos. Isso chama a atenção das crianças, que pensam se tratar de um doce”, explica. O correto é guardar em lugar seco, fresco, sem luz e bem longe dos pequenos.

O estudante também recomenda à população que durante a compra de remédios exija a presença do farmacêutico para prestar orientações e esclarecer eventuais dúvidas. O farmacêutico também pode ser consultado durante o tratamento.

Voltar ao topo