Centenária

Estrada Boiadeira ganhará nova pavimentação

A centenária BR-487, a Estrada Boiadeira, que liga Campo Mourão a Porto Camargo, no noroeste do Paraná, poderá finalmente estar totalmente pavimentada até o final do próximo ano.

De acordo com a Superintendência Regional do Paraná do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os últimos lotes a serem licitados deverão ter o processo de concessão do serviço de pavimentação concluído em 2011.

Segundo o DNIT, ao todo serão pavimentados 186,9 quilômetros. Uma obra estimada em cerca de R$ 450 milhões. O primeiro lote, que corresponde ao trecho entre os municípios de Campo Mourão e Nova Brasília, já teve as obras de pavimentação concluídas.

Já o projeto do trecho entre Nova Brasília e Tuneiras do Oeste aguarda apenas uma revisão por conta de condicionantes do Instituto Chico Mendes, devido à Reserva Biológica das Perobas. “Esse projeto deverá ser encaminhado para a aprovação no início de julho”, afirma o superintendente do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago.

Os últimos lotes, que correspondem ao trecho entre Serra dos Dourados a Porto Camargo estão com os projetos sendo revisados. O edital de licitação deverá ser publicado em seis meses.

“Para esse trecho, as obras deverão começar somente em 2011”, diz o superintendente do DNIT. Ele ressalta que o governo federal conhece a importância da obra para o Paraná e para o País. “É um corredor importante de exportação da produção agrícola do Mato Grosso do Sul. O governo federal, através do Ministério dos Transportes e do DNIT, está empenhado em chegar ao final desse empreendimento”, diz.