Estiagem aumenta riscos de incêndios em florestas

Corpo de Bombeiros, Polícia Florestal e Defesa Civil estão em alerta. Nesta época do ano, o número de queimadas em reservas florestais costuma ser bastante superior à média. O motivo é a estiagem, que faz com que a vegetação se torne mais seca e o fogo se alastre de forma mais rápida.

Durante todo o ano de 2001, o Corpo de Bombeiros do Paraná registrou 126 casos de incêndio em florestas nativas e 55 em áreas reflorestadas do Estado. A maioria das ocorrências foi verificada durante o inverno. De janeiro até o início de junho deste ano, foram notificados 94 incêndios em florestas nativas e 12 em áreas reflorestadas.

Segundo o primeiro-tenente Luiz de Ávila Júnior, da Polícia Florestal, as queimadas, quando acontecem em beiras de rodovias, na maioria das vezes são causadas por motoristas que atiram bitucas de cigarro acesas pela janela do carro.

Quando acontecem em área mais distantes das rodovias, costumam ser geradas por agricultores ou pessoas que fazem acampamentos, acendem fogueiras e vão embora sem apagá-las direito. Outro responsável pelos incêndios, principalmente nos meses de junho e julho, são os balões, que além de atingir áreas florestais podem cair em áreas residenciais e industriais.

“Os incêndios em florestas costumam se alastrar muito rapidamente nas épocas de estiagem”, conta o tenente Luiz. “Normalmente, é muito difícil apagar o fogo, pois ele ocorre em áreas acesso complicado. Os bombeiros costumam encontrar dificuldades para se locomover no meio da floresta e carregar equipamentos de combate a incêndios.”

A melhor forma de evitar as queimadas, de acordo com a Polícia Florestal, é realizar trabalhos preventivos de conscientização ambiental da população. “Estamos sempre orientando os agricultores e os integrantes de acampamentos a evitarem fogueiras. Campanhas preventivas veiculadas na televisão também geram bons resultados”, explica.

As queimadas destroem não só à flora, mas também a fauna das florestas. Quando um grande incêndio acontece, os animais costumam morrer queimados ou intoxicados. Depois que o fogo acaba, podem morrer de fome, pois parte do seu habitat natural foi destruído.

Voltar ao topo