Estão vacinados 132.904 londrinenses contra a rubéola

A Secretaria Municipal de Saúde vacinou contra a rubéola, com dados desta segunda-feira (22), 132.904 pessoas. Segundo a coordenadora de Imunizações da secretaria, Sandra Caldeira, isso corresponde a 80% dos londrinenses, entre 20 e 39 anos que precisam tomar a vacina.
 
De acordo com a coordenadora, o número de pessoas que tem procurado as unidades básicas de saúde (UBS) para se vacinarem é pequena. “Equipes das unidades estão indo às empresas e escolas para realizar a vacinação”, ressaltou.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que o município vacine 95% da população, que tem entre 20 e 39 anos. Como a cidade não alcançou este percentual, a vacinação só será encerrada quando a meta for atingida. Para se vacinar, é preciso apenas procurar uma unidade básica de saúde, das 8h às 17h.
 
Para tentar verificar porque as pessoas não têm procurado as UBS para tomar a vacina, as equipes do programa Saúde da Família da Secretaria de Saúde realizaram, na última semana, um monitoramento junto a essas pessoas. No entanto, a secretaria ainda não tem o resultado do levantamento. Com o resultado, a secretaria poderá reavaliar a estratégia da campanha de vacinação.