Estado tem 87 novos casos de gripe A e oito mortes

Com a confirmação de mais oito mortes por gripe A (H1N1), o total de óbitos causados pela doença no Paraná neste ano subiu para 33. O boletim divulgado ontem pela Secretaria da Saúde revela ainda 87 novos casos, elevando a soma para 986 desde janeiro. Santa Catarina registra 741 casos e 72 mortes e o Rio Grande do Sul conta 340 vítimas graves e 47 óbitos.

Das oito mortes confirmadas no Paraná, três ocorreram na semana passada e cinco são anteriores, mas tiveram associação com a gripe A confirmada por exames complementares. Os óbitos ocorreram em Marilena, São João, Prudentópolis, Lapa, Campo Mourão, Castro, Ponta Grossa e Marmeleiro. Segundo a secretaria, 70% das mortes por influenza A (H1N1) neste ano foram de pacientes que tinham doenças pré-existentes, como cardiopatia crônica, doença mental, pneumopatia e diversos tipos de cânceres.

“Mesmo havendo declínio no registro de casos novos de gripe A, é preciso reforçar as estratégias adotadas: prevenção, oferta do medicamento oseltamivir e vacina dos grupos prioritários, para evitar principalmente as mortes pela doença”, destaca o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Vacinação

No sábado o Paraná recebeu mais 240 mil doses da vacina, que estão sendo enviadas para os municípios. As 160 mil restantes, das 400 mil anunciadas pelo governo federal, deverão chegar ao Estado ainda nesta semana. Com as novas doses, a vacinação será ampliada para crianças de 2 a 5 anos, além de remanescentes dos grupos já priorizados: gestantes, idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores de saúde que prestam atendimento direto às influenzas e indígenas.

Este ano o Estado também registrou 486 casos e nove mortes por Influenza A (H3), mais conhecida como gripe comum ou sazonal.

Voltar ao topo