Demanda de energia

Estado registra novo recorde de consumo de energia

Pela quarta vez em menos de uma semana, a Copel registrou novo recorde histórico no consumo de energia elétrica no Paraná. Quarta-feira (9), a demanda instantânea chegou ao pico de 4.975 MW, às 14h46.

O valor é 35 MW maior que o recorde anterior, 4.940 MW, registrado na terça-feira, e quase 300 MW maior que o recorde registrado no ano passado: 4.679 MW no dia 30 de novembro.

O fenômeno tem relação direta com as altas temperaturas verificadas no Paraná em fevereiro, um dos meses mais quentes dos últimos anos. De acordo com o Instituto Simepar, a temperatura máxima no Estado alcançou 39,9°C em Santa Helena, no Oeste. No Norte e Noroeste, as temperaturas mais altas ficaram entre 35°C, em Londrina, e 38°C em Paranavaí.

As fortes temperaturas acentuaram uma mudança que ocorre com o horário de verão, quando o horário de pico é deslocado para o meio da tarde. “Este deslocamento deve-se, principalmente, ao acionamento de equipamentos de refrigeração e sistemas de climatização no comércio, nas indústrias e nas residências, intensificando o consumo de energia elétrica na hora mais quente do dia”, afirma o gerente do Centro de Operação do Sistema Elétrico da Copel, Oscar Kazuo Sato.

A demanda por energia no Paraná se intensifica ainda mais com a falta de chuvas, que poderiam amenizar a sensação térmica. De acordo com o Simepar, a tendência é que as temperaturas fiquem um pouco mais amenas nos próximos dias, já que há uma frente fria se deslocando sobre o Paraná.

Para evitar perdas na qualidade de fornecimento de energia, a Copel acentua a importância de se evitar o desperdício em seu uso. Confira abaixo algumas dicas:

Condicionador de ar

Mantenha portas e janelas fechadas ao utilizá-lo.

Limpe os filtros periodicamente.

Desligue se ficar fora do ambiente por mais de uma hora.

Evite instalá-lo em local exposto ao sol.

Geladeira

Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado.

Coloque e retire os alimentos e bebidas de uma só vez.

Evite guardar alimentos quentes.

Não forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros.

No inverno, diminua a regulagem da temperatura.

Chuveiro Elétrico

A chave na posição “verão” gasta até 40% menos energia.

A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões.

Se costuma lavar o banheiro utilizando a água do chuveiro, mantenha a parte elétrica desligada.

Iluminação

Evite acender lâmpadas durante o dia; abra bem as cortinas e persianas e use ao máximo a luz do sol.

Use cores claras nas paredes internas da sua residência.

Prefira lâmpadas fluorescentes ou fluorescentes compactas, pois iluminam melhor, consomem menos energia e duram até dez vezes mais do que as lâmpadas incandescentes.

Televisor, aparelho de som e computador

Mantenha ligado somente o aparelho que você está utilizando.

Evite o hábito de dormir com aparelhos ligados.

Não exponha ao sol aparelhos com sistema de ventilação interna.

Ferro elétrico

Espere acumular uma boa quantidade de roupa e passe tudo de uma vez. Ligar o ferro várias vezes ao dia desperdiça muita energia.

No caso de ferro elétrico automático, use a temperatura de aquecimento indicada para cada tipo de tecido, iniciando sempre pelas roupas que requerem temperaturas mais baixas.

Deixe o ferro desligado quando não estiver em uso, mesmo por intervalos curtos.

Estas e outras orientações para o uso eficiente podem ser facilmente encontradas no site www.copel.com ou pelo twitter: @copel_pr