Estado quer recuperar 4 mil km de estradas

O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rogério Tizzot; e o diretor de operações do DER, José Eugenio Gizzi, reuniram-se ontem com os novos superintendentes regionais e gerentes de operações do Departamento e com os coordenadores e assessores das diretorias de operações e técnicas.

A reunião serviu para discutir as ações que o DER e a Secretaria vão tomar para colocar em prática o plano emergencial de recuperação dos 4 mil quilômetros de estradas que, segundo os técnicos, estão em péssimas condições. “Iniciamos as discussões sobre os problemas que devem ser resolvidos imediatamente”, explicou o secretário. “A radiografia das estradas já temos, agora estamos discutindo como e onde devemos aplicar o remédio.”

De acordo com Pugliesi, foram discutidas também as metas que devem ser alcançadas a longo prazo. Segundo ele, debates com o corpo técnico do DER deve se tornar uma rotina. Ressaltou, ainda, que a Secretaria está aberta a receber sugestões e propostas para alavancar o projeto de melhoria e conservação das estradas. “É com a soma da participação de todos que nós vamos implementar as propostas do governador Roberto Requião”, destacou.

Emergência

O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, disse que, a partir dessa reunião, já deve ser iniciada a operação de socorro emergencial nas rodovias. “O principal objetivo é o escoamento da safra”, afirmou. Segundo ele, esta primeira reunião com os superintendentes e gerentes é uma conseqüência de duas reuniões que aconteceram na semana passada entre o governador Roberto Requião, o secretário Pugliesi e o secretário da Agricultura, Orlando Pessuti.

“Na semana passada nós definimos que as ações emergenciais serão as operações tapa-buracos e conservação. Colocamos no papel o que deveríamos fazer. A reunião com os técnicos foi para iniciar a preparação do trabalho propriamente dito”, explicou.

Ainda de acordo com Tizzot, a operação emergencial nas estradas vai começar com serviços de tapa-buracos em 912 km de estradas pavimentadas e com obras em 362 km não-pavimentados. Tizzot também destacou que, daqui por diante, a operação vai avançar mês a mês. “O que nós queremos é reduzir, no menor tempo possível, a dificuldade de trafegar pelas estradas paranaenses”.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná possui cinco superintendências: Regional Leste (Curitiba), Regional Oeste (Cascavel) regional Campos Gerais (Ponta Grossa), Regional Norte (Londrina) e Regional Noroeste (Maringá).

Voltar ao topo