Estado garante hemodiálise em Cianorte

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Regional de Saúde em Cianorte (13.ª), garantiu a continuidade do tratamento de hemodiálise transferindo 49 pacientes com problemas renais para clínicas da região. O serviço era prestado pelo Instituto do Rim de Cianorte, credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que suspendeu os serviços por não se adequar às condições necessárias para atendimento. “A clínica diz que suspendeu seus serviços pelos baixos valores pagos pelo SUS, o que não é verdade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

Depois de denúncias feitas por vários pacientes do Instituto do Rim foi realizada uma auditoria e constatadas diversas irregularidades consideradas graves. As principais irregularidades encontradas foram a falta de manutenção das máquinas de hemodiálise, uso inadequado de capilares (filtro do sangue), pacientes que apresentaram embolia (pois o detector de bolhas estava desligado), falta de pessoal e de médico especialista em nefrologia. “Haveria uma interdição em fevereiro mas foi solicitado um prazo pela diretoria da clínica para adequar seus serviços”, disse o diretor de Sistemas em Saúde, Mário Lobato.

A Secretaria da Saúde assinou no mês de abril, junto com o representante da clínica, Ramon Valladares, um termo de compromisso para que desse continuidade no tratamento dos pacientes. Esse termo especificava as condições de adequação da clínica e não foi cumprido dentro do prazo estipulado pela Secretaria.

“Eles jamais tiveram condições de cumprir este termo”, completou Lobato. Com isso a Secretaria levantou a possibilidade de que a Santa Casa Fhisa de Cianorte assumisse o serviço de diálise para que o serviço não seja suspenso. “Sabemos da importância desse tratamento para Cianorte e queremos resolver este problema o mais rápido possível para acabar com o transtorno causado pela remoção desses pacientes para outras regiões”, completou Xavier.

Voltar ao topo