Estado contrata professores em emergência

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) já começou contratar, em regime de emergência, os professores classificados no Processo Seletivo Simplificado (PSS). Os Núcleos Regionais de Educação iniciaram ontem, a convocação dos docentes classificados para que, até o fim da semana, se apresentem e façam a escolha dos estabelecimentos de ensino.

Os 23.764 professores inscritos no Processo Seletivo foram classificados e serão chamados de acordo com as necessidades da Seed. O resultado da seleção foi determinado por uma combinação de fatores como titulação, tempo de serviço e mais uma série de critérios de pontuação descritos nos editais.

O diretor-geral da Secretaria da Educação, Ricardo Bezerra, deixou claro que um processo de seleção como este, deveria ter sido colocado em prática em dezembro, para garantir um início de aulas sem a falta de professores. “Apesar de o governo anterior não ter se preocupado, a organização e contratação por meio do PSS foi realizada pela Secretaria de Educação em tempo recorde”, disse.

O atual governo teve menos de dois meses para cumprir todas as formalidades legais. Entre elas, divulgação do edital, inscrição, apresentação e avaliação de títulos dos docentes, além do cumprimento do prazo de recursos por parte dos inscritos. “Mesmo assim, com um curto espaço de tempo, a Secretaria da Educação já começou a contratação que vai suprir a falta dos professores nas escolas”, garantiu o diretor-geral.

O Processo Seletivo marca a retomada, por parte do Estado, da responsabilidade da contratação de professores. Além de ser uma medida de cumprimento importante do compromisso assumido na campanha que elegeu o atual governador Roberto Requião.

Voltar ao topo