Em Curitiba

Estação Juventude marca abertura da Semana Jovem

Uma intensa programação para a juventude de Curitiba foi destaque neste sábado (11) no Portal do Futuro Boqueirão. O Portal foi palco da abertura da 8ª Semana Jovem, com a realização da primeira etapa da 1ª Gincana da Juventude dos Portais do Futuro, e do lançamento do projeto Estação Juventude.

“As ações a favor da inclusão e da valorização da juventude são permanentes nesta gestão da Prefeitura de Curitiba. Queremos que cada vez mais o jovem curitibano tenha papel de protagonismo. Através de várias linguagens, estamos incentivando a participação dos nossos jovens em diferentes projetos”, destacou o prefeito Gustavo Fruet durante o lançamento oficial do Estação Juventude.

O projeto federal irá funcionar a partir desta segunda-feira (13) na Rua da Cidadania do Carmo/Boqueirão como um centro de informações exclusivas sobre serviços e programas da Prefeitura de Curitiba destinados ao público jovem. “O Estação Juventude é um programa federal que se soma ao projeto do Portal do Futuro, um excelente investimento da Prefeitura de Curitiba na juventude da cidade. A ideia é disponibilizar diversas informações, oferecer oficinas, um espaço que a juventude precisa ocupar. Acreditamos numa política feita com os jovens, que vai permitir a construção de uma geração emancipada, com condições dignas de vida”, afirmou Gabriel Medina, secretário nacional da Juventude.

Também no evento, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Junior, lembrou que a atual gestão da Prefeitura investiu no programa Portal do Futuro mais de R$ 30 milhões em equipamentos públicos, novas construções e reformas. “Mas o nosso maior legado na área da juventude são os grupos gestores do Portal do Futuro. Isso é transformador, a juventude de Curitiba ocupando seu protagonismo na história da cidade”, disse.

Jovens dos Portais do Futuro do Bairro Novo, Boqueirão e Cajuru e CIC participaram da gincana, disputando provas desportivas, culturais e de raciocínio – a competição segue até o próximo sábado (18). A programação da Semana da Juventude prevê ainda atividades culturais como o Programa Animações, uma mostra de diferentes técnicas de animação, que acontecerá na Cinemateca de Curitiba, entre segunda-feira (13) e quinta-feira (16), das 8h30 às 10h30.

Ao longo da semana, estão programadas diversas atividades nos quatro Portais do Futuro. Serão oferecidos serviços como confecção de carteira de trabalho, cursos de alimentação saudável para jovens gestantes e palestras de orientação e motivação vocacional (veja programação). Também participaram do encontro no Portal do Futuro Boqueirão Augusto Meyer Neto, administrador regional do Boqueirão, Rodrigo Costa de Andrade e Eduardo Ferraz – respectivamente, presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude –, e o vereador Geovane Fernandes.