Está tudo pronto para o maior vestibular do Paraná

O maior vestibular do Estado, o da Universidade Federal do Paraná (UFPR), será aberto no próximo dia 15 e vai até o dia 17. Este ano 52.445 candidatos disputam 4.034 vagas distribuídas em 69 cursos. O número de inscritos é recorde e a Comissão Central de Vestibular (CCV) aconselha os estudantes a sair de casa bem cedo, para evitar atrasos nos dias das provas. Os resultados devem ser divulgados até o dia 24 de janeiro.

Para evitar atrasos devido a congestionamentos os estudantes que vão fazer provas no campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Colégio Medianeira e Centro Politécnico devem ter uma atenção especial quanto ao trajeto. A região é a que mais concentra candidatos, cerca de 20 mil. Além disso, a Avenida Salgado Filho que é uma das vias de acesso aos locais está em obras. Mas a engenheira da URBS Guaraci Camargo explica que a Prefeitura deve liberar a pista e os contornos até o dia 15. Só permaneceriam em obras as laterais e os canteiros. Ela aconselha ainda que os candidatos evitem pegar a BR-116. “Só os vestibulandos que precisam ir a ao Medianeira é que deveriam usar a via já que é o único acesso.” Outros pontos que merecem atenção especial são as regiões próximas ao Colégio Estadual do Paraná e Colégio Bom Jesus do centro.

Segurança

Para cuidar da segurança e evitar fraudes, 400 policiais militares vão estar trabalhando diretamente em todos os locais de provas. O comandante geral da Polícia Militar, Gilberto Foltran, aconselha os estudantes a não usar aparelhos eletrônicos e celulares para evitar aborrecimentos.

Os estudantes terão assistência médica de 45 profissionais, distribuídos em 34 locais. Mas quem estiver com problemas de saúde nos dias que antecedem as provas devem entrar em contato com a CCV para participar de bancas especiais. O núcleo fará expediente normal no dia 15, no período de 8h30 às 12h e das 14h às 17h. Também devem solicitar banca especial gestantes com previsão de parto para o mês de dezembro. Quem entrar em trabalho de parto nos dias de prova deve procurar o Hospital de Clínicas da UFPR. Os 55 candidatos com necessidades especiais farão provas em lugares diferenciados e receberão assistência necessária.

Concorrência

O curso mais concorrido este ano na UFPR é Publicidade e Propaganda, com 35,83 candidatos por vaga, seguido por Medicina, com 31,56, e Jornalismo, com 30,67. Ano passado, Medicina liderou a lista. Já o menos concorrido é de Engenharia Florestal Madeireira, com 2,96.

Os candidatos que ainda não receberam o comprovante de inscrição que começou a ser enviado no dia 25 de novembro podem consegui-lo no site www.mc.ufpr.br . O reitor Carlos Moreira Júnior não soube precisar quantos vestibulandos ainda não receberam o cartão.

Perfil do estudantes

As mulheres são a maioria na disputa de vagas, 28.336 contra 24.109 homens. Dos concorrentes, 50,8% têm idade entre 18 e 20 anos, 91,86% são solteiros, 67,37% moram com os pais e 72,76% vivem na Região Metropolitana de Curitiba. Menos da metade são estudantes que fizeram os ensinos fundamental e médio em escola pública, 31,06%. O reitor diz que pela primeira vez a Universidade fez uma pesquisa sobre a cor dos candidatos para servir de subsídios para possíveis discussões sobre a dotação de cotas para negros.

Serviço: As provas começam às 9h e os portões serão fechados às 8h45. Em caso de dúvidas os vestibulandos podem entrar em contato com a CCV pelo telefone (41) 267-6766.

Voltar ao topo