Esqueleto do fórum começa a ser reestruturado

Começou ontem a retirada dos quatro últimos pisos do esqueleto do prédio onde iria ser o fórum de Curitiba, no Centro Cívico. Foi o primeiro passo do trabalho do governo do Estado em concluir a obra, que estava abandonada há 18 anos, e conseguir agrupar todas as secretarias de Estado numa só região.

Ao todo, o prédio tem onze pavimentos. As lajes dos pisos superiores serão cortadas com equipamento especial que as conserva inteiras. Os técnicos optaram em cortar cada pedaço de laje com 5,8 metros, já que o corte de pedaços de 11 metros dificulta o transporte. “Em conjunto com a Cohapar vamos usar essas lajes para construir cerca de duzentas casas populares na Região Metropolitana de Curitiba”, revelou o secretário de Estado de Obras Públicas, Luiz Dernizo Caron. Ele destacou que sete mil metros quadrados de lajes e 124 mil tijolos de concreto que serão retirados vão ser reutilizados na construção das casas.

A retirada desses quatro andares será concluída em quatro meses. A entrega do prédio, com sete andares mais o subsolo, acontecerá entre outubro e novembro de 2005. “Nosso investimento é de R$ 13 milhões. Concluído, o prédio vai ficar com quase 29 mil metros quadrados, sendo 14 mil de escritórios”, afirmou.

Conforme Caron, o espaço do prédio é suficiente para abrigar todas as cinco secretarias que hoje estão no Conglomerado Banestado, no Santa Cândida (Administração, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Assuntos Metropolitanos e Indústria e Comércio). “Além de todas essas vai sobrar um espaço de mais 6 mil metros quadrados”, lembrou.

Caron sugeriu que as secretarias como a de Agricultura e Abastecimento, que hoje fica na Rua dos Funcionários, no Cabral, transfira sua administração para o prédio, mas permaneça com alguns departamentos que a formam na sede atual.

Voltar ao topo