“Espírita” firma convênio com o Centro Técnico Aeroespacial

As Faculdades Integradas “Espírita” oferecem, pelos seus 31 anos de existência, novos cursos e realizam vestibular de inverno: Pedagogia, Fisioterapia, Normal Superior (Ensino Fundamental – 1.ª a 4.ª séries), Física (bacharelado) com ênfase em Astronomia. O curso de Física com ênfase em Astronomia foi autorizado pelo Ministério de Estado da Educação pela portaria n.º 2850 de 13 de dezembro de 2001.

O Ministério de Ciência e Tecnologia (MTC) está identificando áreas de ponta em pesquisas que sejam de interesse estratégico para o desenvolvimento da Física brasileira. O ministro Ronaldo Sardenberg chegou a criar uma comissão e que, desde janeiro deste ano, está realizando identificação dessas áreas de ponta, assim como missões, prioridades e estratégias destinada ao aprimoramento da formação de recursos humanos na área da Física definindo o MTC sua política de ação referente à Física brasileira.

Em 21 de maio do corrente ano, as Faculdades Integradas “Espírita” firmaram convênio como Centro Técnico Aeroespacial – CTA, Órgão do Ministério da Defesa/Comando da Aeronáutica. Este convênio tem por objetivo o intercâmbio de informações técnicas e científicas, o treinamento de pessoal, e a utilização de laboratórios para a realização de programas específicos de pesquisas e desenvolvimento tecnológico. Este convênio prevê como objeto o levantamento de dados de superfície para determinação das condições meterológicas, pesquisas das anomalias magnéticas e do geomagnetismo compreendendo geofísica e física atmosférica. O campo de pesquisa geofísicas, major Edsel Freitas Coutinho, em Paula Freitas, no Paraná, foi cedido ao campus universitário Dr. Bezerra de Menezes para utilização de ensino e pesquisas pelo comando da Aeronáutica/CTA, o convênio faz parte de uma série de intercâmbio anteriormente ocorrido, quando as Faculdades Integradas “Espírita” foi convidada a participar, em maio de 1999, do Fórum de Microgravidade realizado no Centro Técnico Aeroespacial – CTA/Instituto de Aeronáutica e Espaço.

O vestibular de inverno das Faculdades Integradas “Espírita” oferecerá o curso de bacharelado em Física em ênfase em Astronomia, 60 (sessenta) vagas totais anuais, em regime semestral, nos turnos diurno e noturno, em 7 (sete) de julho próximo, estando abertas as inscrições. Contará com uma respeitável estrutura de suporte para assegurar uma programação de ensino excelente.

Voltar ao topo