Quem sofre com dor crônica pode conseguir ajuda nesta semana na campanha Viva Feliz, Sem Dor, do serviço de dor crônica do Hospital da Cruz Vermelha, em Curitiba. Entre amanhã e quinta, especialistas vão conversar com os pacientes e farão uma avaliação clínica com orientação. O atendimento será gratuito.

continua após a publicidade

O médico Marcos Leal Brioschi, coordenador da campanha, explica que a dor crônica pode atingir diversas partes do corpo e pode afetar a pessoa em qualquer idade. Os pacientes que procurarem a campanha vão passar por uma consulta de uma hora, que conta com a realização do exame da termometria por infravermelho. São filmagens que mostram a temperatura de todo o corpo.

O excesso de calor em uma determinada região indica mais irrigação sangüínea e isto pode estar relacionado com algum tipo de processo inflamatório. O exame mostra os pontos que precisam se tratados, que nem sempre são aqueles nos quais a pessoa sente a dor. “A dor nas costas pode ser reflexo de um pisar errado”, exemplifica Brioschi. É necessário agendamento para participar da campanha através do telefone (41) 3017-5343. As consultas serão feitas entre 8h e 18h.

continua após a publicidade