Eseei fecha as portas; estudantes vão para a Tuiuti

Após 26 anos de atividade, a Faculdades Eseei, instalada na Rua Trajano Reis, 538, no bairro São Francisco, vai fechar as portas. A notícia foi comunicada aos alunos na quarta-feira. Os cerca de 160 estudantes dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Editoração Digital) e de Tecnologia (Engenharia de Software e Infraestrutura de Tecnologia da Informação) possivelmente serão transferidos para a Universidade Tuiuti. Até as bolsas de 50% e 100% devem ser aceitas.

O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes) vai tentar marcar uma mesa redonda na Superintendência Regional do Trabalho para discutir a questão trabalhista dos docentes. O sindicato já trava batalha judicial contra a faculdade, motivada por atrasos no pagamento de salários e depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Cursos reconhecidos

O diretor da Eseei, Joaquim Manoel Valverde, foi procurado por telefone e e-mail, mas até o fechamento da edição não respondeu ao pedido de entrevista. Mas a Tribuna confirmou a informação que os problemas financeiros tornaram inviáveis a manutenção da faculdade, que tinha os cursos reconhecidos pelo MEC – inclusive com Jornalismo recebendo a maior nota do Paraná no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Duas funcionárias da secretaria devem continuar trabalhando no escritório para tratar dos diplomas pendentes da instituição, que estão atrasados desde junho, por causa da greve na Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pelo registro dos documentos.

Voltar ao topo