Escolas terão brigada para controle de emergências

O secretário estadual da Educação, Flávio Arns, participou nesta quarta-feira (25), em Curitiba, da abertura do curso de capacitação do Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola. Até esta quinta-feira (26), 70 pessoas participam do treinamento. Segundo Arns, o programa é inédito no Brasil e beneficiará mais de 2,5 mil escolas e suas comunidades.

Participam técnicos dos Núcleos Regionais de Educação de Curitiba, Áreas Metropolitanas Norte e Sul, Paranaguá, Irati, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, União da Vitória e Wenceslau Braz e representantes do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária e da Defesa Civil.

“É uma iniciativa necessária que conta com a integração e articulação entre secretarias. Queremos tornar a escola um ambiente mais seguro, onde estudantes e profissionais da educação estejam preparados para enfrentar situações emergenciais”, explicou Arns.

PRÉDIOS – A iniciativa busca construir na rede estadual de ensino uma cultura de prevenção, com a formação de brigadas em todas as escolas, além da adequação das edificações às normas de prevenção contra incêndio e pânico. “Neste ano, serão investidos R$ 15 milhões em adaptações físicas dos prédios escolares”, completa Arns.

As capacitações ocorrerão em três etapas – a primeira para gestores regionais, em seguida para gestores locais e finalmente a capacitação para a brigada escolar. Palestras e exercícios práticos de plano de abandono fazem parte das atividades. Cada escola será orientada a formar uma brigada.

O Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, a Casa Militar, pela Defesa Civil Estadual, e a Secretaria da Segurança Pública, pelo Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar

Voltar ao topo