Superada

Escolas municipais ultrapassam meta proposta para o Ideb

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na semana passada, mostra que a meta de 5,7 projetada pelo Ministério da Educação para a cidade em 2013 foi superada. As metas projetadas para as escolas também ficaram acima do esperado. Das 179 escolas avaliadas, 112 (63%) atingiram suas metas e destas, 100 superaram suas projeções.

Outro importante resultado diz respeito à superação das escolas em relação aos seus próprios desempenhos. Do total, 104 escolas (60%) tiveram crescimento nos seus índices, algumas com mais de um ponto de aumento.

O crescimento individual de cada escola contribuiu para que, de forma geral, a rede municipal obtivesse um décimo de crescimento, chegando a 5,9, de índice, um ponto acima do registrado em 2011 e superior a projeção de 5,7 que havia sido feito para a cidade.

O índice alcançado na rede mantém Curitiba na segunda posição entre as capitais, atrás apenas de Florianópolis (6,1). “Claro que o trabalho é para superemos o 6,0 que é o patamar de desempenho educacional dos países da OCDE, porém, a superação das escolas a partir de seus resultados de edição para edição é que nos mobiliza a um trabalho pedagógico diferenciado e cada vez mais equânime”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Dentre as escolas que aumentaram em mais de um ponto seu índice está a CEI José Lamartine Correa de Oliveira Lyra, no Pinheirinho. Lá são atendidos 470 estudantes em turmas que vão do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental. O Ideb da escola passou de 6,1 em 2011 para 7,4 em 2013, um aumento de 1,3.

Os dados quantificam e atestam que as ações desenvolvidas na escola estão no caminho certo. A diretora da Edna Scheider avalia que o bom resultado é fruto de um conjunto de ações que iniciam com os profissionais da escola.

“Temos professores muito comprometidos e motivados e que são o ponto de partida para ações que vão do acompanhamento pedagógico, com reforço nas atividades de raciocínio lógico, leitura e produção de textos, até a integração com às famílias”, diz Edna.

O índice elevado da escola – superior ou igual aos das escolas dos países com bom patamar educacional -, foi puxado pelo bom desempenho dos estudantes me matemática. “Não se tratam de ações isoladas, mas de um trabalho construído com a criança a partir da educação infantil, sempre apostando no raciocínio lógico”, reforça Edna.

Também tiveram bons crescimentos as escolas municipais Raul Wallenberg, em Santa Felicidade, com 1,2 de crescimento, passando de 5,5 para 6,7 e Nathália de Conto Consta, no Boa Vista. Lá os estudantes saíram de 5,6 para 6,7, aumentando 1,1.

O crescimento individual destas escolas é tão comemorado na rede quanto o índice alto de 7,7 alcançado pela Escola Municipal Leonor Castellano, a que obteve a melhor classificação da rede. São escolas que têm práticas igualmente pesquisadas e avaliadas para que sirvam como estímulo as demais unidades.

Com a análise dos dados que vem sendo feita desde a divulgação dos índices, a Secretaria Municipal da Educação planejou um cronograma de encontros que reunirá as equipes pedagógicas dos núcleos regionais da educação para avaliações regionalizadas. Será uma análise núcleo a núcleo, escola por escola, focando no nível de proficiência de cada um.

Os estudos vão nortear e mobilizar novas ações que serão desenvolvidas na rede. Algumas já foram estabelecidas a partir das primeiras avaliações dos índices, como por exemplo, o fortalecimento dos conselhos de escolas, o trabalho metodológico de efetividade pedagógica no apoio escolar, o subsídio às práticas educativas que enriquecem e valorizam o proc,esso de ensino e aprendizagem, além de uma força tarefa para identificar brevemente estudantes com necessidades específicas de aprendizagens a tempo de encaminhá-los ao reforço pedagógico para a construção de seu conhecimento.

Ideb

O Ideb é um dos principais indicadores usados no País para mensurar o rendimento escolar dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas. É composto pelo resultado da Prova Brasil e a taxa de aprovação dos estudantes o Ideb é usado para monitorar a qualidade do ensino e para subsidiar políticas públicas de educação.

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