Escolas municipais terão 20 mil computadores portáteis

Os estudantes das escolas municipais de Curitiba receberão 20 mil computadores portáteis (netbooks) para aprenderem mais. A ação é parte do programa Conexão Escola, que será lançado nesta quinta-feira (5), às 15h30, com a entrega de computadores na Escola Municipal Rachel Mader, no Cajuru.

“O Conexão Escola promove a inclusão digital nas nossas escolas por meio da compra de computadores novos, com conteúdos pedagógicos destinados ao desenvolvimento da aprendizagem”, explica a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.

Até agosto, 183 escolas da rede municipal de ensino receberão de um a cinco kits com 40 netbooks, conforme o número de turmas. A ação é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal e, no Ministério da Educação, ganhou o nome de Programa Um Computador por Aluno (Prouca).

A Prefeitura de Curitiba investiu em infraestrutura para a implantação de novo link de internet via fibra ótica, rede wireless (conexão sem fio) nas escolas e aquisição de armários especiais para armazenamento e recarga dos netbooks.

Além da disponibilização de equipamentos, também é prioridade formação para os profissionais trabalharem com o uso das tecnologias no processo educacional. Para isso, a Prefeitura adquiriu o sistema educacional interativo Aprimora, uma combinação de atividades multimídia, avaliações online e sugestões de encaminhamento para o professor.

O Aprimora possibilita a realização do diagnóstico individual do nível de aprendizagem dos estudantes de acordo com as habilidades elencadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica e Prova Brasil.

A Secretaria da Educação também irá acompanhar todas as fases de implementação do Conexão Escola e oferecer formação continuada para os profissionais. O programa de formação já foi iniciado na Escola Municipal Rachel Mader.

Netbook

O netbook possui configuração exclusiva e requisitos funcionais próprios para atendimento ao Conexão Escola, com tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de até 1,5 kg. Possui um gigabyte de memória RAM e armazenamento de oito gigabytes. Também é equipado para acesso à rede sem fio e conexão à internet.

Tem desenho exclusivo para garantir segurança aos estudantes e também maior resistência a impactos e quedas. Os softwares e aplicativos embarcados nos equipamentos são software livre.

Voltar ao topo