Escolas estaduais deverão ter aula de francês

A partir de um acordo de cooperação técnica assinado entre os governos da França e do Paraná, a Secretaria da Educação irá implantar o ensino da língua francesa em muitas escolas da rede pública. Para que esse ensino não fique restrito apenas aos 1.570 estudantes, que atualmente freqüentam os 38 Centros de Línguas Estrangeiras (Celem), distribuídos em 24 municípios do Estado, serão realizados cursos de capacitação e reciclagem para os professores estaduais ensinarem o idioma nas escolas rede pública.

O termo de cooperação -assinado no início do mês pelo governador Roberto Requião e pelo embaixador da França no Brasil, Jean de Gliniasty -deve beneficiar milhares de alunos. “O convênio irá contribuir para a capacitação continuada, bem como oferecer intercâmbios culturais e formação de professores em francês”, adiantou o secretário da Educação, Maurício Requião.

De acordo com Sheila Collini da Cruz Cordeiro, chefe da Divisão de Ensino de Línguas Estrangeira Moderna (Delem) da Secretaria da Educação, o número de alunos do idioma francês diminuiu de 4,5 mil para 1,5 mil nos últimos oito anos. “Com o acordo, a tendência é recuperar e aumentar este número, além de dar destaque ao Estado no sentido incentivar o ensino de línguas estrangeiras e, conseqüentemente, e oferecer um aprimoramento cultural aos alunos da rede estadual”, comentou.

Voltar ao topo