Escolas debatem alcoolismo

Falar sobre alcoolismo em casa nem sempre é assunto fácil para os pais. Pensando nisso, a Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço vai reunir hoje, às 14h30, no Colégio Santa Maria, em Curitiba, dezessete escolas para discutir de que maneira o tema poderá ser apresentado aos alunos. Para que a idéia realmente tenha resultados satisfatórios, o assunto deverá ser abordado em todas as disciplinas.

O encontro servirá para que as escolas que queiram integrar-se ao projeto tragam idéias e sugestões de como o assunto poderá ser abordado. “Estamos levando vários materiais de pesquisa como, estatísticas, recortes de jornais e propagandas de cerveja que levam ao consumo exagerado. Eles servirão de dados para iniciarmos o trabalho”, adianta a presidente da Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço, Iolanda Weis Naressi Ela acrescenta que diretores de algumas clínicas, que trabalham com dependentes químicos, já se prontificaram para trocar informações e fazer parte do projeto.

Em sala de aula o assunto pode ser abordado de diversas maneiras. “Na aula de genética, por exemplo, podemos mostrar que o alcoolismo está intimamente ligado ao fator genético. Ao falar sobre reprodução, temos a oportunidade de destacar que o álcool não é sinônimo de machismo e sim de impotência sexual”, diz a professora de Biologia do Ensino Médio do Colégio Santa Maria, Jaqueline Klein. “É muito mais fácil para um professor que para um pai passar informações como estas ao adolescente.”

O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-PR/Curitiba) está apoiando o projeto e vai ajudar para que a idéia atinja outras escolas. Outra expectativa é receber o apoio de editoras para que o assunto seja tema nos livros didáticos. Para as escolas e professores que se interessarem pelo projeto, Iolanda pode prestar mais informações pelo telefone (41) 9988-5600.

Voltar ao topo