Escola dá calote em professores

Durante a audiência realizada ontem, às 10h30, a Procuradoria Regional de Trabalho da 9.ª Região confirmou as irregularidades praticadas na escola Meu Cantinho Precisão, que fechou sem pagar os salários de seus professores. Segundo o presidente do Sinpropar (Sindicato dos Professores do Estado do Paraná), Sérgio Gonçalves Lima, durante a audiência a escola não esteve presente e nem mandou representantes. “Conversamos com a assessoria jurídica e esta disse que não recebeu a convocação sob a forma de praxe”, disse.

As irregularidades são as seguintes: retenção de carteira de trabalho, apropriação indevida dos pertences pessoais dos trabalhadores e sonegação das contribuições previdenciárias. Os trabalhadores pretendem que seja formalizada a rescisão. De acordo com a ata da audiência, os representantes da empresa se comprometeram a agendar uma reunião para resolver todas as pendências, mas a Escola não se manifestou mais.

Alguns trabalhadores verificaram também a total ausência do recolhimento do FGTS e outros descobriram que a escola não repassou ao INSS as contribuições previdenciárias. Outro comentário entre os funcionários do Meu Cantinho é de que os proprietários pretendem deixar o país, indo morar na Itália.

Os sindicatos já estão tomando as medidas cabíveis para a reparação dos direitos trabalhistas lesados pela empresa. De acordo com Lima, o sindicato encaminhará uma denúncia ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal.

Voltar ao topo