Boa Vista

Escola adia reinício das aulas por falta de luz

Ontem foi o dia em que as escolas estaduais do Paraná reiniciaram as aulas. Porém, isso não ocorreu pelo menos em uma delas: no Colégio Estadual Ermelino de Leão, localizado no bairro Boa Vista, em Curitiba.

Uma obra na rede elétrica (que foi iniciada três dias antes das férias de julho) está sendo feita no local, e por isso não havia luz para o início das atividades. Muitos estudantes (cerca de 40) foram ao colégio, ontem, mas tiveram que voltar para casa.

Uma delas foi Lúcia Fiuza, estudante do Ensino Médio. Ela estava indignada, pois está quase finalizando os estudos. “Com certeza essa semana vai fazer falta, e teremos que repor”, comentou.

Márcia Piekarski, também do Ensino Médio, reclamou. “Acho um absurdo, eles tiveram as férias inteiras para fazer a obra e até agora não terminaram”, afirmou. A professora Silmara Cordeiro teme que os estudantes, principalmente os da noite, desistam dos estudos por conta dos percalços.

“O que nós não queremos é que os alunos deixem a escola”, disse ela. Segundo a diretora do colégio, Sandra Regina Amato, as obras estavam sendo solicitadas há pelo menos três anos. “Agora a secretaria está cuidando da obra, e estou confiante que as aulas voltem na semana que vem”, afirmou.

Três dias antes do término das aulas (antes das férias de julho) o colégio teve que ser evacuado depois que uma tampa de concreto da rede elétrica voou no local.

Por sorte ninguém se feriu, pois os estudantes estavam em sala, mas por conta do risco de incêndio (as salas do colégio apresentaram faíscas e a luz piscou, segundo relatos de testemunhas) o local foi esvaziado.

Além da obra na energia elétrica, a escola também necessita de reparos estruturais, como por exemplo arrumar as goteiras do local, pois há infiltrações em várias salas.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Educacional da Seed, Carlos Alberto Rodrigues Alves, as duas obras já iniciaram, tanto a da rede elétrica como a estrutural. Já os alunos e professores ouvidos pela reportagem afirmaram que somente a obra na rede elétrica iniciou até agora.

Alves informou também que a Seed já disponibilizou R$ 80 mil para o colégio, para as duas intervenções. Ele garantiu que as aulas devem voltar já na semana que vem.

“O importante é que o recurso está garantido e que é nosso compromisso finalizar as obras”, afirmou. O Colégio Estadual Ermelino de Leão atende cerca de 900 alunos. Ao todo, são 1,4 milhão de estudantes na rede pública estadual que deveriam retornar às aulas ontem nas 2.136 escolas do Paraná.