enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Emergência

Equipe do Samu vai ao ES para ajudar as vítimas da enchente

Grupo é formado por uma médica, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem do Samu

Uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e que integra a Força Nacional do SUS seguiu nesta quarta-feira (25) para auxiliar no resgate às vítimas das enchentes no Espírito Santo, a pedido do Ministério da Saúde. Pelo menos 18 pessoas já morreram vítimas das enchentes naquele estado.Há ainda um grande número de desabrigados e desalojados necessitando de assistência.

Esta é a segunda vez que Curitiba envia profissionais para ajudar em situações de emergência nacional. A primeira vez foi em janeiro, para dar suporte no atendimento às vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS).

A equipe de atendimento que desembarca ainda nesta quarta (25) em Vitória (ES) é formada por uma médica, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, todas profissionais que atuam no Samu Curitiba (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Segundo o diretor do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba, Ilmar Carneiro Leão, outros profissionais do SUS Curitiba estão de prontidão, caso seja necessário reforçar os trabalhos da Força Nacional do SUS no Espírito Santo. “São pessoas que passaram por vários treinamentos ao longo do ano para atuar em situações de catástrofes e calamidades nacionais, dando suporte e assistência médica para vítimas das mais diversas situações”, explicou.

Programa

Curitiba foi a primeira cidade brasileira a aderir ao programa da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), criada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é prestar assistência rápida e efetiva em casos de catástrofe, epidemias ou crises assistenciais em todo o território nacional e internacional.

O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, no início de agosto, junto com o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, e o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

Para fazer parte da equipe, a Secretaria Municipal de Saúde convidou os servidores que trabalham no atendimento de urgência e emergência que, após participarem de cursos de capacitação, ministrados pela Secretaria e pelo Ministério, ingressaram na Força Nacional. Segundo Leão, estes profissionais atuam nos equipamentos de saúde de Curitiba, mas quando há uma situação em que é necessária a presença da Força Nacional, eles são convocados.

“Em situações de emergência, como essas, é fundamental contarmos com profissionais de todas as áreas da saúde capacitados para prestar atendimento às vítimas”, comentou Massuda.

Segundo ele, a coordenação, assim como a gestão dos recursos materiais, equipamentos e insumos é de responsabilidade do Ministério da Saúde. “O nosso papel é ceder os profissionais e dar treinamento aos servidores que estão integrando a Força Nacional do SUS”, explica.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

4 Comentários em "Equipe do Samu vai ao ES para ajudar as vítimas da enchente"


André G
André G
5 anos 3 meses atrás

Se os royalties da petrobras não fosse desviados, concerteza não haveria tantos problemas de enchente no E.S!!

André G
André G
5 anos 3 meses atrás

Se os royalties da petrobras não fosse desviados, concerteza não haveria tantos problemas de enchente no E.S!!

Adolfo Rocha
Adolfo Rocha
5 anos 3 meses atrás

Espero que no Espirito Santo não cheguem atrasado, pois aqui em Curitiba não são responsáveis com a rapidez. Uma pessoa de meu convívio faleceu pela demora deles.

Marildo da luz Oliveira
Marildo da luz Oliveira
5 anos 3 meses atrás

Taí!Isso é de relevância,boa ação da municipalidade,realmente nescessário a presença de profissionais de resgate no ES!Ponto para a prefeitura de Curitiba.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas