Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) controlaram nesta quinta-feira (13) um incêndio na Serra da Esperança, em Guarapuava. Segundo o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, o órgão foi avisado do incêndio no final da tarde de quarta-feira (12) e imediatamente encaminhou atendimento. Parte do fogo, que atingia uma área plana, já foi controlada. ?Encaminharemos mais equipes para atuar em outro local, onde o fogo está atingindo as encostas. A situação não é alarmante e acredito que o incêndio possa ser controlado sem maiores problemas?, afirmou Burko.

Além dos técnicos do IAP, cerca de 20 pessoas estão trabalhando no combate ao fogo na Serra de Esperança. Um outro incêndio consumiu cerca de 70 hectares na divisa entre os parques estaduais Pico Paraná e Roberto Ribas Lange, no município de Campina Grande do Sul, desde domingo (9).

Na Serra do Mar, depois de controlado o incêndio que consumiu totalmente o morro do Getúlio, que integra o conjunto de montanhas Pico Paraná, os trabalhos de combate estão concentrados no morro Caratuva, onde estão instaladas antenas de transmissão de rádio-amadores e telefonia celular. ?No entorno do morro do Getúlio o fogo já está quase extinto e estamos fazendo o monitoramento dos focos, para evitar que reavivam?, disse Burko.

Nesta quinta-feira, mais de 80 pessoas ? entre técnicos do IAP, voluntários do Clube Paranaense de Montanhismo e integrantes do Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde ? trabalhavam no controle do fogo na Serra do Mar. De acordo com o capitão Rogério Lima de Araújo, que está comandando as operações do Corpo Bombeiro no local, na borda esquerda do morro Caratuva o fogo já foi controlado e está praticamente extinto.

?Na base do Caratuva, ainda há pequenos focos que de vez em quando ressurgem e são apagados. No topo do morro, o fogo foi controlado na quarta-feira (12), mas ainda não foi extinto totalmente. E na borda direita, o incêndio vem avançando lentamente?, informa o capitão, acrescentando que o combate ao fogo na borda direita será prioridade nesta sexta-feira (14).