Equatorianos conhecem alguns projetos de Curitiba

Projetos sociais e ambientais curitibanos estão chamando a atenção de representantes de outros países da América do Sul. Até o final desta semana, um grupo de doze prefeitos, vice-prefeitos e vereadores equatorianos permanecerão na capital paranaense para participar do II Seminário Internacional de Visão Estratégica dos Líderes da Administração Municipal. O evento é promovido pela organização não-governamental Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e acontece na sede da mesma, no bairro Pilarzinho.

Durante esta semana, os visitantes passarão as manhãs no auditório da universidade. Eles terão a oportunidade de conhecer e discutir algumas intervenções urbanas realizadas em Curitiba nas últimas décadas. Assistirão a palestras sobre programas sociais, gestão ambiental, resíduos sólidos, aterros sanitários, entre outros temas. As tardes serão ocupadas com passeios à cidade. Estão programadas visitas à Câmara Municipal, à Assembléia Legislativa, ao aterro sanitário municipal, a parques e praças.

“Esta é a segunda vez que recebemos os líderes equatorianos. Já recepcionamos também prefeitos, vice-prefeitos e demais autoridades políticas da Venezuela, Paraguai e Argentina”, diz a coordenadora de ensino da Unilivre, Rosemari Rothen Sá. “O objetivo do seminário é criar um intercâmbio de cooperação entre curitibanos e autoridades municipais de outros países. No futuro, os modelos dos projetos sociais e ambientais de Curitiba podem ser copiados e implantados em outros locais da América do Sul.”

A presidente da Fundação Ecobras, do Equador, Yolanda Calderón, responsável pela vinda dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores equatorianos, conta que as autoridades estão tendo uma visão muito positiva de Curitiba e vão levar essa imagem a suas regiões. “No Equador, Curitiba está sendo apontada como uma cidade modelo, onde o nível de vida da maioria da população é bastante alto. Os políticos que estão visitando a capital estão muito interessados nos projetos sociais e ambientais que estão sendo apresentados na Unilivre e já pensam em formas de começar a implantá-los em suas cidades.”

Entre os projetos que mais estão chamando a atenção dos visitantes, estão os de geração de renda, entre eles o Linhão de Emprego e o Liceu de Ofícios, e o Rodando Limpo – que foi implantado em 2001 e tem como objetivo transformar pneus velhos, que sem um destino adequado acabam poluindo o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento do mosquito da dengue (Aedes aegypti) – em óleo combustível e gás.

Também nesta semana, os visitantes equatorianos devem se reunir com o prefeito Cássio Taniguchi. A data do encontro ainda não foi definida.

Voltar ao topo