“Êpa, êpa, êpa. Muita calma nesta hora”

Assim como Juvenal Antena, personagem vivido por Antônio Fagundes na novela Duas Caras, exibida pela Rede Globo, em 2008, Antônio Negrão é o “prefeito” da invasão 29 de Outubro e comanda todas as ações do local. Idealizador da ação de posse, Toninho, como é conhecido entre os moradores, planejou todo o processo de posse e da construção da localidade.

Através da internet, ele achou a área e juntamente com mais oito amigos iniciou o processo de invasão. Primeiro traçou um plano diretor do terreno, dividindo os lotes e mapeando as novas ruas. “Se é pra fazer, vamos fazer organizado. Assim que pensando no começo e assim as coisas estão acontecendo”, afirma Toninho.

Proprietário do único mercado da região, Toninho hoje é o administrador da invasão.

Ex-restaurador de panelas, Toninho hoje organiza todas as ações da invasão. Desde que chegou, já abriu todas as ruas do local, colocou postes, compra o entulho para espalhar pelo terreno e é o porta-voz junto à prefeitura e outras autoridades governamentais.

“Vamos fazendo aos poucos. Juntamos dinheiro com vaquinha ou bingo. Já abrimos ruas, levantamos postes, construímos uma creche e agora queremos um ônibus”, diz.

Toninho afirma que todos os moradores da região contam com cadastro na Cohab Curitiba e na Cohapar. “Aqui todo mundo espera uma ação do governo, mas enquanto não fazem nada, nós vamos fazendo aqui. E vou lutar até regularizar tudo por aqui”, afirma.

Voltar ao topo