Entidades promovem evento pela vida

Teve início ontem, em todo o Brasil, a V Semana Nacional de Mobilização pela Vida, promovida pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), entidade criada pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho), que morreu em 9 de agosto de 1998. A abertura oficial da semana aconteceu às 11h, no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), com a participação do presidente Lula. No Paraná, a abertura foi às 17h, no Espaço Beatriz Séra, em Curitiba, com a presença de dirigentes de entidades ligadas ao Coep-PR.

A semana é promovida com base nas oito metas do milênio estabelecidas em uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em 2000, na cidade de Nova York, com a participação de 189 países. As metas são: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhorias na saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e trabalhar pelo desenvolvimento.

Discussões

“Até o dia 15, quando acontece o encerramento da campanha, todas essas metas estarão sendo discutidas em uma série de eventos realizados em todo País”, comenta a representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade no Paraná, Conceição Contin. “O objetivo é apresentá-las à população, mostrar as ações do Coep, identificar aquelas que podem ser propagadas e descobrir o que ainda pode ser feito para que todas as metas venham a ser cumpridas.”

Voltar ao topo