Enem reforça distância entre escolas públicas e privadas

Mais uma vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revela a disparidade entre o ensino das escolas públicas e particulares. Os alunos de unidades públicas obtiveram nota 39,43 na prova objetiva, ficando bem abaixo das particulares que atingiram nota de 58,21 no Paraná.

Mas a diferença cai em relação às notas da prova de redação. Os alunos de escolas públicas ficaram com 57,02 e as particulares com 62,24. O resultado foi divulgado na noite de quinta-feira pelo Ministério da Educação.

Segundo a professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Verônica Branco, em princípio pode-se pensar que o ensino oferecido nas escolas particulares é bem melhor que o das demais. Mas a situação não é tão simples assim.

Em primeiro lugar, ela diz que é preciso analisar a diferença de clientela de cada uma. O universo de alunos das particulares é menor, além de os estudantes possuírem condições sócio-econômicas melhores.

“A maioria dos estudantes nas instituições particulares tem pais com curso superior. Nas públicas a maioria dos pais não terminou o ensino fundamental e é até analfabeta, infelizmente”, exemplifica a professora, afirmando que esses fatores influenciam significativamente na aprendizagem.

Outro fator que faz a diferença é a qualificação dos professores. Como as escolas particulares pagam de forma direta os salários, têm condições de selecionar melhor seus profissionais, substituindo por outro quando os resultados não são satisfatórios. Por último, a infra-estrutura faz a diferença.

Nas escolas particulares os professores contam com diversos materiais de apoio, bibliotecas e laboratórios bem equipados. “Nas públicas há superlotação de alunos em sala, há laboratórios de informática, mas não em número suficiente, e bibliotecas mal equipadas. Os problemas são muitos mas devem ser resolvidos”, compara.

Outra análise que é possível fazer observando os dados do Enem é que, apesar de o sistema particular de ensino ter diversos fatores a favor, ainda não conseguiu atingir a nota 60.

Essa média é considerada a mínima aceitável pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que tem a finalidade de produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas de ensino em todo o mundo. Só as escolas particulares de Minas Gerais e do Distrito Federal alcançaram a média, 60,12 a primeira e 61,90 a segunda.

A reportagem de O Estado tentou entrar em contanto ontem com o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-PR) para comentar o resultado, mas não obteve resposta.

Ainda baixa, média geral está acima da nacional

Elizangela Wroniskie AEN

O Paraná é um dos estados que apresentaram o melhor desempenho no Enem em relação aos demais. Somando a nota da prova de redação com a da prova objetiva dos alunos de escolas públicas, fica em sexto lugar, com 48,23. Se considerado também os alunos de escolas particulares, fica em oitavo lugar, com média geral de 50,03. A média nacional geral ficou em 48,23.

“Os resultados do Enem mostram que o Paraná está acima da média nacional e que é um dos estados que mais investe no ensino médio no País. Avaliações como o Enem são sempre importantes, porque nos oferecem parâmetros para melhorar a educação, com a adequação de políticas e recursos”, comentou a secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde.

A secretária disse ainda que a cada ano aumenta a participação dos alunos da escola pública no exame. “Na rede pública estadual de ensino, dos 122.741 alunos matriculados na terceira série do ensino médio, 59.237 fizeram o Enem 2008 enquanto foram 11.125 da escola privada que fizeram a prova”, comentou.

A secretária lembrou ainda que o Inep reitera que as provas do Enem não são comparáveis ao longo dos anos, já que ,não são elaboradas para ter o mesmo grau de dificuldade.

O Enem é uma prova voluntária, que é oferecida anualmente aos estudantes das redes pública e privada que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. A prova é interdisciplinar e contextualizada com uma parte objetiva de 63 questões e uma redação. Instituições de ensino superior usam a nota obtida na prova em seus vestibulares.

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