Encontro em Curitiba discute aplicação de células-tronco

Hoje e amanhã, no Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), médicos de todo o País discutirão a aplicação de células-tronco na medicina. Entre as áreas abordadas, a neurologia e a cardiologia são as principais.

Como explica o organizador, o médico Danton da Rocha Loures, além de importante para se discutir as experiências, o encontro será um espaço para compartilhar dúvidas e resultados das pesquisas.

Sobre o HC, nas pesquisas com células-tronco, o médico explica que são desenvolvidas em três ?braços?. ?Um dos nosso estudos são com pacientes com arterioesclerose, já infartados. Os outros dois são com pacientes com cardiomioplatia dilatada, um estudo duplo cego (sem identificar quais pacientes recebem células- tronco e quais não) e outro com leitura feita aqui, observando o resultado imediato?, explica.

Desde o início das pesquisas, já foram feitas três aplicações de células-tronco em casos de doenças cardíacas. Hoje, no encontro, mais uma aplicação será demonstrada no evento. ?Ainda temos muitas dúvidas e precisam ser feitas muitas pesquisas com células-tronco. Porém, nosso estudos estão sendo bastante positivos?, afirma o médico do HC.

Voltar ao topo