Encontro das etnias une duas cidades fronteiriças

As cidades gêmeas de União da Vitória, no Sul do Estado, e Porto União, no Planalto Norte catarinense, voltam a se unir no próximo domingo. O elo será o Encontro das Etnias e do Potencial Turístico de Porto União da Vitória, promovido e realizado pelo curso de Turismo da Face (Fundação Municipal Faculdade da Cidade de União da Vitória), com apoio das prefeituras locais, Paraná Turismo/Secretaria de Estado do Turismo e Secretaria de Estado da Cultura.

O evento celebra a fraternidade entre os habitantes das duas cidades localizadas às margens do Rio Iguaçu, separadas apenas pela antiga estrada de ferro São Paulo – Rio Grande e que permaneceram unidas durante 74 anos, até o início do século passado. “Esse envolvimento dos moradores por meio do resgate cultural e da valorização de suas origens contribui para a inserção e compreensão da população local para as questões do turismo”, diz Jorge Demiate, diretor-presidente da Paraná Turismo.

“Até 1916, a então denominada Porto União da Vitória era um único município. Foi desmembrado em duas cidades pelos trilhos da estrada de ferro. No entanto, 74 anos antes, em 1842, a descoberta da passagem a vau no Rio Iguaçu pelo capitão Pedro Siqueira Cortes abriu caminho para as dez correntes étnicas que povoaram a região”, explica Sandra Aparecida de Paula e Souza, coordenadora municipal, coordenadora do curso de Turismo da Face e também responsável pela coordenação do encontro.

Programação

Além dos portugueses, as cidades gêmeas acolheram imigrantes alemães, austríacos, ucranianos, suíços, poloneses, italianos, russos e libaneses, homenageados nesse Encontro das Etnias. A programação do evento inicia às 10h, com desfile de abertura. Às 12h, será feita a abertura da Praça Gastronômica, com culinária típica desses povos, seguido pelo lançamento de Gincana Cultural com a participação de alunos do ensino médio.

Às 13h, haverá apresentação de grupos folclóricos, abertura da Feira de Artesanato, exposição de painéis históricos e Feirão dos Agricultores das Gêmeas do Iguaçu. O evento termina às 19h, com o encerramento da gincana.

Voltar ao topo