Encontro avalia resultado dos ciclos no ensino do Paraná

“Os ciclos de aprendizagem não alcançaram os resultados esperados porque não foram efetivamente implantados”, disse ontem a superintendente da área da Educação, da Secretaria Estadual de Educação, Yvelise Freitas de Souza Arco-verde, durante encontro de avaliação do sistema educacional de Curitiba e do Estado.

Os ciclos de aprendizagem foram implantados em Curitiba em 2000 e há 20 anos no Estado. Ele é divido em duas etapas, ciclo I e Ciclo II. O primeiro corresponde ao pré, 1.ª e 2.ª séries e o outro a 3.ª e a 4.ª séries. Os alunos só podem ser retidos na passagem de uma etapa para a outra, tendo tempo maior para o processo de aprendizagem.

Yvelise diz que o sistema é mais democrático, levando em conta a individualidade de cada um. O problema é que não foi implantado como deveria. “Não foram repensados os conteúdos e nem as metodologias aplicadas”. No encontro, entre outras medidas, foi discutido a necessidade de oferecer um contra-turno para os alunos e atuação de professores auxiliares. Ela também ressaltou outros aspectos que influenciam o processo de ensino e aprendizagem, como a falta de renda e a saúde precária da população.

No encontro, também foram discutidas a necessidade de investimento na capacitação dos professores, número de vagas ofertadas nas escolas e a questão do transporte escolar. Além das secretaria estaduais e municipais de educação, participaram do encontro representantes da Universidade Federal do Paraná, Sindicato dos Professores do Magistério Municipal e Estadual.

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