Encontrada sucuri de seis metros no Oeste do Estado

Uma cobra sucuri de aproximadamente seis metros foi encontrada por pescadores, na última terça-feira, na localidade de Arroio-Guaçu, entre os municípios de Marechal Cândido Rondon e Mercedez, no oeste do estado. O animal de 150 quilos Estava próximo ao Rio Paraná. Homens da Polícia Ambiental foram chamados e encaminharam a cobra ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (a cerca de 80 quilômetros de Arroio), onde ela está recebendo os cuidados de médicos veterinários em instalações adequadas para a espécie.

O veterinário do parque, Mathias Dislich, disse que a cobra foi encontrada bastante desidratada e com vários ferimentos pelo corpo, principalmente na cabeça. Ele explicou que ainda não há como saber se o animal teve danos nos órgãos internos, pois não foram feitos exames. ?Pelo porte da cobra, é mais recomendável fazermos inspeções, acompanharmos o comportamento do animal, para ver sua evolução. Mas acreditamos que ela vai se recuperar?, informou.

A origem do bicho também é uma incógnita. O tenente Nílson Alves Júnior, da Força Verde da região oeste, supõe que o animal tenha vindo do Mato Grosso do Sul. Dislich acredita que ela tenha descido ao Paraná pelo Lago de Itaipu. Sucuris não são tão comuns no Estado, embora já tenham sido encontrados exemplares menores até na região noroeste do Paraná.

O veterinário estima que a cobra tenha mais de 20 anos e que seja uma fêmea. ?Mas ainda não temos como confirmar essas informações?, falou. O tenente Nílson disse que foram necessários oito homens para carregar o animal.

Dislich informou que as sucuris se alimentam de animais vivos, como aves, peixes e até mamíferos. Elas não são venenosas, mas atacam mordendo a presa e, em seguida, enrolando-a e sufocando-a. Ele ainda não sabe para onde a cobra será encaminhada. Tudo ficará a critério do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em Curitiba não há sucuris no zoológico ou no Passeio Público. 

Voltar ao topo