Encerramento de Semana Missionária reúne 5 mil

Cerca de 5 mil jovens foram até o Campus da PUCPR, no bairro Prado Velho, na tarde deste sábado (20), para participar do encerramento da Semana Missionária em Curitiba, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. No local, foi realizada a Santa Missa, presidida pelo arcebispo Metropolitano, Dom Moacyr José Vitti, bispos auxiliares e bispos estrangeiros. O prefeito Gustavo Fruet e a presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba, Marcia Oleskovicz Fruet, prestigiaram a celebração. “Este é um momento importante para igreja católica, mas também muito importante para a cidade”, afirmou o prefeito. Fruet comentou que o compromisso de renovação com a fé e com a solidariedade deve ser incentivado, pois ajuda a promover a reflexão, especialmente entre os jovens. “Isso é fundamental neste momento do nosso País, que exige uma mudança de postura”, disse.

 O arcebispo Dom Moacyr Vitti afirmou que este é um momento de convocação aos jovens do mundo todo para que realizem uma grande missão de fraternidade. Ele comentou a grande participação dos jovens em Curitiba, o que movimentou a cidade nos últimos dez dias. “Hoje estamos tendo mais uma demonstração de que eles estão preparados para encarar desafios, pois não se intimidaram diante da chuva e do frio e vieram todos participar da celebração”, disse.

 Evento

A Semana Missionária teve início no dia 11 de julho, em várias cidades do Brasil. O evento antecedeu a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. Para Curitiba, vieram cerca de 5 mil fieis, representantes de países como Polônia, Austrália, Venezuela, Belize, República Dominicana, Estados Unidos e Argentina, entre outros.

Nos últimos dez dias, eles ficaram hospedados em casas de famílias voluntárias, participaram de celebrações realizadas em 78 paróquias de Curitiba, visitaram projetos sociais e puderam conhecer a realidade cultural e religiosa da cidade. Neste domingo (21), seguem para o Rio de Janeiro, onde irão participar da Jornada Mundial da Juventude, que terá a presença do Papa Francisco e irá receber 2,5 milhões de fieis vindos do mundo todo ao Brasil.

O evento de encerramento da Semana Missionária, além da Santa Missa, contou com diversos shows de bandas católicas e com a surpreendente apresentação do músico Tony Melendez, nascido na Nicarágua. Mesmo sem os braços, numa trajetória de grande superação e exemplo, ele tornou-se violonista.

Voltar ao topo