Encerrada inscrição para a prova dos 10 km

As 1.500 vagas para a prova de 10 quilômetros da Maratona já foram preenchidas e as inscrições encerradas. Ainda há vagas para os corredores que queiram participar da Maratona (prova de 42km), que acontece neste domingo (23). Na Maratona, estão confirmadas as presenças de seis atletas do Quênia, que atualmente treinam no Brasil. Também virão corredores brasileiros, que foram vencedores das últimas três edições da maratona.

O prazo limite para fazer as inscrições pela internet para a Maratona é nesta quarta-feira (19). No dia 20, as inscrições só poderão ser feitas pessoalmente, na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, rua Desembargador Westphalen, 1.566, Rebouças.

As inscrições da caminhada, de cinco quilômetros, serão feitas nos dias 21 e 22 de novembro, quando serão entregues os kits dos corredores da Maratona e da corrida dos 10 quilômetros. Para participar da caminhada, o atleta terá que ir à praça Oswaldo Cruz, no Centro da cidade, para se inscrever. A taxa da caminhada é uma lata de leite em pó, que será doada para instituições de caridades.

Elite

O pelotão de elite da Maratona terá as quenianas Jacqueline Chebor e Lydia Jerotich e os quenianos Charles Korir, Julius Kipkogei Businei, Mikah Kipserem e Nahashon Gitau Mhaniki. Entre os brasileiros, estarão Mauro Teixeira Pinto, Adriano Bastos e Lindemberg Gomes Nunes e as atletas Rosa Barbosa e Ilda Alves dos Santos. “Todos ganharam ou estiveram entre primeiros colocados em provas no Brasil, neste ano”, afirmou o secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin.

A disputa na prova do masculino será acirrada, com destaque para cinco atletas: os brasileiros Adriano Bastos, Claudir Rodrigues e Mauro Teixeira Pinto e os quenianos Charles Korir e Julius Businei. Mauro Pinto foi o vencedor da Maratona de Curitiba em 2007 e, neste ano, ganhou a etapa Supermaratona 50 km de Rio Grande (RS).

O outro destaque brasileiro é Adriano Bastos, ganhador da prova de 2006, e atual vencedor da Meia-Maratona de Buenos Aires, na Argentina. Ainda no pelotão de elite estará Claudir Rodrigues, que tem a melhor marca da Maratona de Roterdã, na Holanda.