Encceja vai traçar perfil dos alunos de supletivos

O Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), vai ser utilizado pelo governo paranaense como instrumento de certificação de conclusão dos níveis fundamental e médio para alunos dos cursos de Jovens e Adultos (antigos supletivos). O exame foi lançado na quarta-feira pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília. Atualmente o Paraná já conta com cursos e exames de avaliação próprios para os 300 mil estudantes que freqüentam esse tipo de ensino em todo Paraná. Com base nesse sistema de avaliação, a Secretaria já tem um perfil desses estudantes. “Os alunos têm entre 20 e 30 anos, são, na maioria, homens e procuram essas instituições, na maioria das vezes, por motivos profissionais, para promoção profissional”, conta a chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Estadual de Educação (Seed) , Regina Alegro. Uma média de 40 mil alunos tem participado das avaliações da Seed.

O Encceja, segundo Regina, vai permitir um conhecimento ainda maior desse perfil. “Vamos ter acesso ao questionário sócioeconômico dos participantes”, comemora.

Embora a Seed diga estar estudando a qualidade do método proposto pelo governo federal, as vantagens do Encceja agradam Regina. “Vamos contar com o apoio de uma instituição de ensino superior, os professores que forem aplicar a avaliação vão receber orientação do Imepe e teremos todas as facilidades logísticas para efetuar o processo.”

Para a educadora, no entanto, o Encceja não significa que uma divisão entre cursos bons e maus possa ser feita. “Não é separar o joio do trigo. A grande vantagem de uma avaliação como essa é a criação de uma referência para estudantes, governo e instituições.”

Voltar ao topo