Encaminhado ofício por segurança na Vila Zumbi

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, o deputado Tadeu Veneri (PT) encaminhou ofício ao Secretário Estadual de Segurança Pública (Sesp), Reinaldo de Almeida César, pedindo providências para proteger a população da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo.

Denúncias veiculadas pela mídia e apresentadas à presidência da Comissão de Direitos Humanos mostram que a população está submetida ao poder paralelo do tráfico de drogas e do crime organizado.

Além de pagar “pedágio” para atravessar a rodovia, a população também está submetida à violência sexual. As denúncias apontam que as estudantes são obrigadas a pagar “pedágio sexual” para ter acesso à escola pública que funciona na Vila Zumbi. “Estamos numa situação em que a presença do estado se faz urgente para proteger essa comunidade, que vive um estado de sítio baixado por traficantes e gangues”, justificou Veneri.
 
Outro exemplo da violência é a denúncia sobre a existência de um site na internet, onde é realizada uma votação para escolher quem será o próximo a morrer na vila. “É uma barbárie que o poder público não pode deixar impune”, afirmou o deputado.