Mensagem especial

Empresário manda recado solidário aos vândalos

Iniciativa que une solidariedade e combate ao vandalismo. Nas paredes do Estacionamento Farol Verde, no Mercês, uma mensagem tenta despertar a empatia nos pichadores: se não sujarem os muros, uma instituição será beneficiada. “Srs. artistas de rua: economizem seus sprays e ganhem em solidariedade. A cada mês que este muro não for grafitado uma instituição carente vai receber R$ 50,00 como doação”, são os dizeres estampados pelo proprietário do estacionamento, Dante Junior.

A ideia veio de um açougue no Água Verde. “Queria fazer alguma coisa para evitar as pichações e vi o cartaz no açougue. Pedi para falar com o proprietário e ele disse que estava surtindo efeito, que antes pintava toda semana e já fazia um ano que não tinha precisado pintar”, conta Dante.

Segundo Dante, há cerca de três anos foram colocados os avisos e, nos primeiros meses, os pichadores ignoraram. “É como se estivessem arrombando um patrimônio nosso, mesmo que não entrem. A gente se sente agredido”, desabafa. Mas o dono do estacionamento não desistiu. “Aí resolvemos fazer molduras em volta de onde picharam. Demorou mais de um ano e meio para voltarem”, relata. “Era pichação atrás de pichação antes, resolveu bastante”, diz.

Promessa

Dante garante que cumpre a promessa aos “artistas de rua” e envia a quantia em forma de mantimentos para as instituições. A experiência bem-sucedida foi repassada para outros locais. “Pelo menos umas quatro pessoas elogiaram e tiraram foto para colocar em outros bairros”. Para Dante, o cuidado com o ambiente externo é fundamental. “Da mesma fora que cuidamos dentro, cuidamos fora”, finaliza.