Empresa paulista lesa consumidor paranaense

O Procon de Foz do Iguaçu recebeu esta semana a denúncia de um consumidor que se sentiu lesado por uma empresa de São Paulo. Ele contou que se sentiu atraído por um anúncio publicado num jornal da cidade. A propaganda ofertava crédito pessoal, com juros baixos, sem burocracia e liberação imediata.

De acordo com o Procon, a vítima levou um prejuízo de mais de R$ 1 mil. “Por trás de muitas facilidades, se esconde uma armadilha para os consumidores”, alerta a coordenadora do órgão, Ana Lúcia El Sarraf. Segundo ela, é necessário que a população fique atenta para evitar prejuízos e problemas futuros.

O consumidor relatou ao Procon que pretendia obter um empréstimo no valor de R$ 10 mil e por telefone fez contato com a empresa estabelecida em São Paulo. A única exigência para garantir o recurso era a necessidade de um depósito de R$ 800. Logo após, segundo a denúncia, a empresa exigiu mais R$ 250 alegando despesas com impostos.

Efetuados os depósitos, o consumidor dirigiu-se até o banco e, ao analisar o extrato de sua conta corrente, verificou que o cheque depositado pela empresa era furtado. Em novo contato, o consumidor foi informado que a empresa estava com problemas de verbas, mas que a questão estaria resolvida em dois dias, o que não ocorreu. Foi então que Milton recorreu ao Procon.

A primeira providência encaminhada por Ana Lúcia El Sarraf foi solicitar ao jornal a suspensão do anúncio. Porém a coordenadora explica a dificuldade enfrentada em investigar o caso ou até mesmo punir os responsáveis, que na grande maioria das vezes somem sem deixar pistas.

De acordo com a chefe de Divisão de Educação para o Consumo, René Dias da Silva, a divulgação massiva do dinheiro fácil, o quadro geral de dificuldades econômicas e as vantagens oferecidas levam muitos consumidores a cair nessas armadilhas. “As vítimas, infelizmente, deverão ficar no prejuízo. O pior é que são pessoas humildes”, diz.

Dicas

Antes de fazer financiamento ou empréstimo, o consumidor precisa levantar informações sobre a empresa a ser escolhida. De acordo com o Procon, uma financeira com a situação regular precisa ser cadastrada junto ao Banco Central (BC). Antes de assinar contratos com empresas ou financeiras, é importante consultar o BC através do site www.bcb.gov.br, para saber se a firma está dentro da lei, pelo telefone 0800-992345, ou ainda para o serviço de informações do Procon 0800 45 1512.

O órgão orienta que o consumidor leia atentamente o contrato apresentado pela financeira antes de assinar. Se houver desconfiança em alguma cláusula, é importante pedir ajuda ao Procon, ou a um advogado. “Consumidor lesado por uma financeira deve levar ao Procon a cópia do contrato, da identidade e do CPF para apresentar a denúncia e tentar reaver seu dinheiro”, revela Ana.

Serviço

– A sede do Procon, em Foz do Iguaçu, está localizada na Avenida Brasil 1374. Os serviços são gratuitos.

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