Empresa é multada por derramamento de óleo no rio Atuba

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multaram nesta quinta-feira (04) em R$ 500 mil a empresa Ingrax pelo derrame de derivado de petróleo no rio Atuba, na terça-feira da semana passada (25).
Além da multa, o IAP exigiu que a empresa apresente no prazo de 30 dias um diagnóstico dos danos ambientais causados pelo acidente e o plano de recuperação da área afetada. No termo de compromisso assinado pela Ingrax, a empresa deverá ainda fazer auditoria ambiental em sua unidade.
Dos 21 mil litros de Extrato Neutro Pesado, produto derivado do petróleo usado na fabricação de graxa e óleo lubrificante, 6 mil atingiram os rios Atuba e Iguaçu. O vazamento ocorreu durante o transbordo do produto de um caminhão da Transportadora Dalcóquio para o tanque fixo da empresa.
Além de provocar contaminação hídrica, o material prejudicou parte da vegetação ciliar dos rios. O produto percorreu 15 quilômetros, até a altura do Zoológico de Curitiba. O vazamento aconteceu entre Curitiba e Pinhais, depois do trevo do Atuba, próximo à BR-116.

Voltar ao topo