Empossado novo conselho municipal pró-deficientes

O prefeito Cassio Taniguchi deu posse na tarde de ontem aos 24 novos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. São representantes de entidades não-governamentais e setores da administração municipal que trabalham diretamente no atendimento aos portadores de necessidades especiais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital paranaense tem cerca de 166 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

O conselho funciona como órgão consultivo da Prefeitura na definição das políticas públicas do setor. “É um grupo de pessoas que conhece de perto as necessidades dos portadores de deficiência, por isso nos ajudam a definir as prioridades de atuação, além de acompanhar e fiscalizar o trabalho do poder público nessa área”, explicou o prefeito.

Os conselheiros têm mandato de dois anos. Metade dos integrantes representam as secretarias municipais da Educação, Saúde, Finanças, Esporte e Lazer, além da Fundação de Ação Social (FAS). A outra metade é indicada pelas entidades representativas dos portadores de necessidades especiais, dividida pelas áreas de deficiência auditiva, visual, mental e física.

Voltar ao topo