Embrapa lança livro sobre árvores do Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está organizando o conhecimento adquirido nos últimos vinte anos sobre as espécies arbóreas brasileiras. O primeiro volume de Espécies Arbóreas Brasileiras, com cem espécies, já foi editado e está à disposição dos interessados pelo e-mail sac@cnpf.embrapa.br.

“No livro é possível encontrar um resumo de tudo que a Embrapa pesquisou sobre as plantas. Vai desde fotos das sementes às árvores, passando pela ocorrência, modo de reprodução classificação, nomes comuns, etc”, explicou o chefe-geral da Embrapa Florestas, Moacir José Sales Medrado.

Medrado contou que no Brasil se encontra, principalmente para produção industrial, espécies exóticas, como o pinus e o eucalipto. Como se conhece pouco das espécies brasileiras, porém, elas são pouco utilizadas. O trabalho da Embrapa, que terá o segundo volume lançado em 2005, sendo concluído quando completar seis volumes, tenta solucionar esse problema. “A araucária é uma alternativa ao eucalipto, por seu crescimento rápido. Entretanto, o que se vê é a caminhada para extinção da espécie”, revelou.

Voltar ao topo