Em seu dia, professores reforçam reivindicações

O Dia do Professor – comemorado ontem – foi um momento de reflexões para categoria e hora de cobrar direitos e promessas. Pela manhã, a APP-Sindicato reuniu os professores no auditório do Colégio Estadual do Paraná para discutir questões como a negociação do plano de cargos e salários, a não-contratação dos professores concursados e leis estaduais que estaria sendo descumpridas. No período da tarde, os professores foram até à Assembléia Legislativa para pedir apoio aos deputados às reivindicações da classe.

“É um momento de reflexão quando queremos informar a categoria o que vem sendo feito para garantirmos nossos direitos”, disse o presidente da APP-Sindicato de Professores, José Lemos. Ele afirmou que essas discussões têm como objetivo amadurecer a idéia de uma grande mobilização. “No dia 8 de novembro vamos ter uma assembléia geral onde será decidido os rumos que a categoria vai tomar diante desses impasses”, falou Lemos, que acrescentou que a possibilidade de uma greve geral não está descartada.

O presidente da APP disse que durante o ano participaram de uma série de reuniões com representantes do governo para discutir os rumos da educação da carreira dos professores, mas praticamente nada de concreto foi resolvido.

Uma das reivindicações é quanto a aplicação de recursos na educação. O sindicalista afirma que tanto a Constituição como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) obrigam os estados a aplicar no mínimo 25% na educação básica. Aqui no Paraná, segundo Lemos, foram aplicados 22%, incluindo o ensino superior. A APP também está cobrando do governo a posse dos 16 mil professores aprovados em concurso. “Eles já realizaram até os exames médicos e estão aptos para ir para a sala de aula”, falou.

Seed apresenta PCCV à APP-Sindicato

Professores da rede pública estadual ocuparam ontem a galeria da Assembléia Legislativa durante a sessão, com faixas e cartazes, como forma de pressionar os parlamentares a atender as reivindicações da categoria. Ontem, o secretário estadual de Educação, Maurício Requião, entregou à direção da APP-Sindicato o projeto de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que deverá ser analisado pelos servidores e discutido durante reunião marcada para o próximo dia 27, na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seed).

“O nosso principal interesse é a questão salarial, e pelo o que pudemos observar rapidamente, não há proposta nesse sentido”, comentou o secretário-geral da APP, Luiz Carlos Paixão da Rocha.

Já o secretário Maurício Requião se mostrou otimista com a proposta. “É um plano que satisfaz as reivindicações da categoria, mas que ainda está em discussão”, disse apenas, sem detalhar o conteúdo. Ele reconheceu que o salário pago aos professores do Paraná é um dos menores do País e afirmou que a idéia é viabilizar a recomposição salarial na medida do possível.

Eleição

O secretário encaminhou ontem à Assembléia Legislativa o projeto de lei que dispõe sobre a eleição para diretores. “É uma proposta consensual, profundamente democrática”, afirmou. Segundo ele, é provável que a nova lei seja válida já para a próxima eleição de diretores, no dia 28 de novembro. A nova lei era uma das reivindicações da categoria, que pedia que os diretores não fossem mais nomeados.

Escola municipal faz homenagem

Uma festa surpresa marcou o Dia do Professor na Escola Municipal Maria Clara Tesserolli, no Novo Mundo. Organizada pela direção da escola a comemoração começou no período da manhã e terminou à tarde com a apresentação do Coral do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), um café colonial com direito a decoração e presente para cada uma das profissionais da educação.

Com muito carinho e cuidado para que as colegas não desconfiassem, uma equipe formada pela diretora Andressa Woellner Duarte e as professoras Rosemari Stenzowski, Mirian Cassiana Klosterman e Rosana Seeber passaram um mês planejando a festa. Elas fizeram um bazar e venderam materiais reciclados para conseguir recursos para a compra dos presentes e cobrir os custos da festa.

Os alunos também participaram da homenagem, eles foram estimulados durante as aulas de educação artística a desenharem suas professoras regentes. As crianças produziram caricaturas expressando o sentimento por cada um dos professores. Os desenhos foram reunidos em livros e entregues como recordação aos professores.

“Foi uma surpresa inesquecível”, disse a professora Marilia Stockockler. Ela fez questão de abraçar cada um dos alunos da I Etapa do Ciclo II. “Fiquei impressionada com o carinho dos alunos, esse é a verdadeira recompensa pelo meu trabalho, eles mostraram, por meio da delicadeza dos traços e da criatividade dos desenhos, aquilo que represento na vida deles.”

Segundo Marilia a carreira do professor passou por avanços nos últimos anos que merecem ser comemorados. “Estamos tendo acesso a excelentes cursos de qualificação profissional e as novas tecnologias nos estimulam a produzir mais em sala de aula, nosso espaço de conhecimento”, disse.

A diretora da escola entregou agendas para as professoras e fez questão de ressaltar que a profissão é comemorada todos os dias, em cada aula, em nova lição. “Somos os responsáveis pela formação de todas as profissões, nossa missão é de estrema responsabilidade”, disse Andressa.

Voltar ao topo