Urucubaca

Em 6 horas, dois acidentes causam transtorno na BR-116

Dois acidentes ocorridos hoje (19), num trecho de quatro quilômetros da BR-116, entre o Pinheirinho e o Tatuquara, deixaram um saldo de 31 feridos. O primeiro deles, às 4h, foi mais grave, pois resultou em 18 vítimas, cinco delas em estado grave. A outra pancada, por volta das 11h, deixou 13 pessoas levemente machucadas.

O primeiro acidente envolveu dois carros e uma van e foi no quilômetro 117 da BR-116, quase na entrada para o bairro Tatuquara. Segundo levantamentos iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a motorista do Focus placa LON-2346, Daniela Carla Correa, 36 anos, seguia sentido Fazenda Rio Grande quando invadiu a pista contrária e colidiu de frente com a Ducato placa DDB-9174 (Campo Largo), que era conduzia por Claudinei Santos Cardoso, 38.

Logo atrás da van vinha o Uno placa CJI-2044 (Fazenda Rio Grande), dirigido por Geremias Vieira, 44, que não conseguiu freiar e bateu na lateral da Ducato. A van transportava 16 moradores de Quitandinha, que seguiam à Central de Abastecimento (Ceasa) para trabalhar.

Todos se feriram: Gerson Ferreira, 24, Jeferson Ferreira, 24, Wellington Mathias Fonseca, 17, Ewerton Mathias Fonseca, 24, Eder Mathias da Fonseca, 26, Vanderlei Souza Galvão, 24, Edenilson de Souza Galvão, 25, Edivaldo Cesar Galvão, 30, Júlio Cezar dos Santos, 33, Josiel Maia de Deus, 24,  Everaldo Siqueira Nascimento, 19, Rodrigo Cardoso Karas, 19, Reginaldo Cardoso Karas, 17, Antônio Matos Belém, 32, e Mingo dos Santos Amaral, 24.

Os motoristas dos três veículos também se feriram. As vítimas mais graves foram Mingo, Ewerton, Daniela, Claudinei e mais uma quinta pessoa, que a PRF deverá levantar quem é, entre a listagem dos 18 nomes. Não se sabe ainda por qual motivo Daniela invadiu a pista contrária.

Pinheirinho

A outra pancada ocorreu no quilômetro 141 da BR-476, que apesar do nome, é continuação da BR-116 e tem uma distância de aproximadamente quatro quilômetros do primeiro acidente.

A colisão, quase no viaduto sobre a Rua Izaac Ferreira da Cruz, no Pinheirinho, foi entre o caminhão tanque placa ASG-4121, de uma empresa de coleta de resíduos industriais, e o microônibus placa AUZ-3412, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Contenda. Ambas as placas são de Contenda.

Segundo Jair Marques, que conduzia o micrôonibus na direção sul, foi o caminhoneiro quem invadiu a sua pista. Para evitar uma colisão dianteira, Jair tentou jogar o ônibus pro canto, mas o caminhão acertou em cheio a sua lateral, o que fez o coletivo tombar de lado.

O motorista do caminhão alegou que a barra de direção do veículo quebrou, ele não conseguiu controlar a direção e por isto invadiu a pista contrária. Incluindo Jair, havia 12 pessoas no micrônibus.

Os passageiros vieram a Curitiba para tratamenos médicos e já estavam retornando a Contenda. Mais cedo, o motorista já tinha trazido outros pacientes de Contenda e os deixado em hospitais da capital.

De acordo com a listagem encontrada no microônibus, estavam na viagem, retornando a Contenda: Josiane Venick Tamoio, 17, Cíntia Colaço de Lima, 25, Joel Vaz Machado, 38, Olinda Maria Wojcik, 47, Denise Aparecida Santana, 19, Roberto Domingos Siqueira, 31, Rosimar Tereza Good, 54, Alenos Cavalheiro, 84, Joaquim Costa, 63, Virgilina Maria de Oliveira, 55, e Arlindo Tomazini, 60.

O nome do caminhoneiro ainda seria levantado pela PRF. Todos tiveram ferimentos leves. Com exceção de um dos passageiros do ônibus, que teve um corte mais profundo na cabeça e foi levado de helicóptero ao Hospital do Trabalhador, mas sem risco de morte.

Veja a galeria de fotos dos dois acidente.

Voltar ao topo