Eleição resulta em protesto em colégio do Boqueirão

Uma turma de estudantes do Centro Estadual de Educação Profissionalizante de Curitiba, localizado no Boqueirão, fez ontem de manhã um protesto em frente à instituição. Eles são contra a possível impugnação de uma chapa que concorre à diretoria do centro, cujas eleições estão marcadas para o dia 21.

No total, três chapas estão concorrendo. Porém, uma delas desrespeitou uma das normas da eleição e divulgou informações e propostas através do site de relacionamento Orkut. Por isso, corre o risco de ser impugnada através de decisão do Núcleo Regional de Educação (NRE), ligado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed).

“Há uma lei que proíbe a divulgação das chapas através do Orkut. Entretanto, isso não foi passado para o colégio”, diz a estudante do curso de Química Industrial, Francieli Santana.

Os participantes da manifestação também acusavam o atual diretor da instituição, Edson Martins, que concorre à reeleição, de estar por trás da possível impugnação. Mas o diretor diz que apenas levou a denúncia da irregularidade cometida pela chapa concorrente ao Núcleo de Educação.

A Seed confirma que o caso está sendo apurado pelo NRE. Posteriormente, a situação pode vir a ser analisada pela própria secretaria. Segundo a Seed, o representante do NRE já se reuniu com os manifestantes e ressaltou que todas as chapas tinham conhecimento sobre as normas que regulamentam o processo eleitoral.