Eleição na UFPR acontece na próxima quarta-feira

Está tudo pronto para as eleições para a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ocorrerá na próxima quarta-feira. Ontem terminou o prazo para que os candidatos formalizassem suas inscrições, tanto no Conselho Universitário (Coun) como na Comissão Paritária de Consulta.

Serão 18 sessões de votação. Cerca de 30 mil alunos, 7 mil técnicos-administrativos, 4 mil professores e mais 1.100 funcionários da Fundação Universidade Federal do Paraná (Funpar) devem votar. O voto não é obrigatório, mas todos foram convocados a comparecer às urnas via correspondências.

Até a tarde de ontem, dois candidatos estavam inscritos na Comissão Paritária: Cid Aimbiré de Moraes Santos e Zaki Akel Sobrinho. Ambos se inscreveram com suas respectivas chapas.

Os outros dois, Paulo Bracarense Costa e Amadeu Bona Filho, que estavam inscritos no Coun, retiraram a candidatura em agosto, mas até a tarde de ontem o órgão não havia recebido nenhum documento formal sobre a desistência. Segundo o professor Mauro Lacerda, responsável pelo Colégio Eleitoral do conselho, a data do dia 10 para a consulta popular está mantida.

Porém, a data do dia 30 de setembro para a consulta no Coun poderá mudar. “Devo propor uma antecipação para a eleição no conselho, já que os dois dias estão bem distantes”, informou.

O impasse na questão das eleições por chapa ou somente para o cargo de reitor, continua. A Comissão Paritária vai realizar sua consulta para chapas. Para Lacerda, isso não vai fazer diferença no dia 30 de setembro.

“Isso não vai interferir, pois a comissão já reconheceu a legalidade do processo somente para reitor”, afirmou. A comissão também manifestou apoio à manutenção do cargo da atual vice-reitora e presidente do Coun, Márcia Helena Mendonça.

Propostas

Os dois candidatos têm discursos diferentes. Moraes Santos faz críticas à administração anterior, dizendo que os interesses político-partidários foram colocados acima dos interesses do ensino, da pesquisa e da extensão. Ele diz querer resgatar a produção científica e difusão do conhecimento, ampliar o financiamento para as federais e melhorar o atendimento no Hospital de Clínicas.

Já Akel Sobrinho pretende dar continuidade à gestão participativa de Carlos Augusto Moreira – o reitor anterior – que, segundo ele, enfraqueceu um pouco nos últimos anos. Se eleito, promete que toda a comunidade universitária participará das decisões da reitoria, tomadas a partir de fóruns de discussão.